A I Olimpíada de Leitura, Jogos Teatrais e Práticas Esportivas do Projeto Vire a Página! acontece em Cuiabá, presencialmente, mas com engajamento de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras cidades / estados, pois há parceiros e facilitadores do projeto que atuam em tais localidades. Neste momento, as outras regiões participarão como torcida organizada, por meio de lives, redes sociais e ações online.
Deve-se dizer que este projeto tem como premissa a intersecção entre Leitura, Jogos Teatrais e Práticas Esportivas, algo inovador que demanda grande engajamento e mobilização de profissionais ligados às áreas de Educação, Artes e Esportes.
Destaca-se que essa proposta pode ser um movimento positivo de intervenção aos números alarmantes do Brasil em alguns indicadores internacionais, como, por exemplo, o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Na última edição o Brasil ficou em 59ºlugar em leitura, dado que diz muito sobre a necessidade de enfrentamento dessa realidade por meio de ações inovadoras.
Considera-se que as ações implementadas pelo projeto Vire a Página! no enfrentamento à defasagem em leitura vão ao encontro de demandas urgentes acerca da necessidade da construção de uma nação de leitores ativos. Um país em que a leitura se torne uma atividade significativa, o que, sem dúvida, reflete em todas as áreas do desenvolvimento social.